• (11) 3515-5287
Saiba mais sobre

Ensaios não destrutiveis

Os Ensaios Não Destrutivos (END) são ensaios realizados em materiais acabados ou semiacabados para verificar a existência (ou não) de descontinuidades e/ou defeitos, sem alterar suas características físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior. Ou seja, são realizados testes que atestam a qualidade de uma determinada peça, sem que ela seja danificada ou inutilizada. Esses ensaios constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e prevenir acidentes.São utilizados na fabricação, construção, montagem, inspeção e manutenção, sendo largamente aplicados em soldas, peças fundidas, forjadas, laminadas, plásticos, concretos entre outros, nos setores Óleo & Gás, Geração de Energia, Petroquimico, Automotivo, Aeronáutico, Ferroviário, Naval, Siderurgia, Construção Civil e outros.

Os ENDs – Ensaios Não Destrutivos – incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.
Os métodos de END são: ACFM (Medição de Campos de Corrente Alternada),  Análise de Vibrações, Calibração e Confiabilidade das Medições, Controle Dimensional,  Correntes Parasitas, Emissão Acústica, Ensaio Visual, Estanqueidade, Líquido Penetrante, Medição de Potencial Eletroquímico, MFL (Vazamento de Fluxo Magnético), Ondas Guiadas, Partículas Magnéticas, Pig Instrumentado, Termografia, Testes de Pontos e Ultrassom.
Saiba mais: (guia de End Abendi).
Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais destes ensaios:

  • Pessoal treinado e qualificado;
  • Procedimento de execução de ensaios qualificados com base nas normas e critérios de aceitação perfeitamente definidos;
  • Equipamentos devidamente calibrados.

Além do uso industrial, tem crescido significativamente a aplicação dos ENDs na Agropecuária e na Construção Civil.

Conheça a nossa linha de produtos

Líquido Penetrante

ensaio por Líquidos Penetrantes é considerado um dos melhores métodos de teste para detectar descontinuidades superficiais de materiais isentos de porosidade, como: metais ferrosos e não ferrosos, alumínio, ligas metálicas, cerâmicas, vidros, certos tipos de plásticos ou materiais organo-sintéticos

O líquido penetrante é aplicado com pincel, por pulverização através de pistola ou com a embalagem aerossol ou mesmo por imersão da peça no tanque contendo o produto e, então, aguarda-se um certo tempo para que ocorra a infiltração nas descontinuidas. Este método está baseado no fenômeno da capilaridade, que é o poder de um líquido de fluir em áreas extremamente pequenas devido à sua baixa tensão superficial. O poder de penetração é uma característica muito importante uma vez que a sensibilidade do ensaio é extremamente dependente do mesmo.Efetua-se a remoção deste penetrante da superfície por meio de lavagem com água ou remoção com solventes.

A aplicação de um revelador (pó branco fino com poder de absorção) deve ser feita na forma de um filme uniforme, que absorverá o penetrante das descontinuidades mostrando sua localização com precisão e grande simplicidade, embora suas dimensões sejam ligeiramente ampliadas.Descontinuidades em materiais fundidos tais como gota fria e trinca de tensão provocada por processos de têmpera ou de revenimento são detectadas com facilidade pelo método de Líquido Penetrante. Assim como descontinuidades de fabricação ou de processos como costuras, dupla laminação ou sobreposição de material. Trincas em soldagem e trincas provocadas pela usinagem, fadiga do material ou mesmo corrosão sob tensão também podem ser detectadas pelo método de Líquido Penetrante.

Partículas Magnéticas

O ensaio por Partículas Magnéticas é usado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais em materiais ferromagnéticos. São detectados defeitos  como trincas, trincas em soldagem, junta fria, inclusões, gota fria, dupla laminação, falta de penetração, dobramentos, segregações, etc.
O método de ensaio está baseado na geração de um campo magnético que percorre toda a superfície do material ferromagnético. As linhas magnéticas do fluxo induzido no material desviam-se de sua trajetória ao encontrar uma descontinuidade superficial ou subsuperficial, criando assim uma região com polaridade magnética altamente atrativa a partículas magnéticas. No momento em que se provoca esta magnetização, as partículas magnéticas são aplicadas sobre a peça que, por sua vez, será atraída à localidade da superfície que contiver uma descontinuidade, formando assim uma clara indicação de defeito.

Alguns exemplos típicos de aplicações são fundidos de aço ferrítico, forjados, laminados, extrudados, soldas, peças que sofreram usinagem ou tratamento térmico (porcas e parafusos), trincas por retífica e muitas outras aplicações em materiais ferrosos.
Para que as descontinuidades sejam detectadas é importante que elas estejam de tal forma que sejam “interceptadas” ou “cruzadas” pelas linhas do fluxo magnético induzido; consequentemente, a peça deverá ser magnetizada em pelo menos duas direções defasadas de 90°.
Para realizar este ensaio, são utilizados eletroímãs, os conhecidos yokes – máquinas portáteis – ou equipamentos estacionários de magnetização para ensaios seriados ou padronizados.

Links

Vamos listar aqui alguns links para um material de estudo mais aprofundado.

A ABENDI é uma entidade técnico-científica, sem fins lucrativos, de direito privado, com sede em São Paulo. Foi criada com a finalidade de difundir as técnicas de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção, através de ações de aprimoramento da tecnologia e, consequentemente, do pessoal e das empresas envolvidas no tema.

A Associação, através de seu trabalho de articulação entre indústrias, instituições de ensino, de pesquisas e profissionais, contribui de forma significativa para a exportação de bens e serviços nacionais.

Suas ações impactam diretamente na segurança e saúde do trabalhador e na preservação do meio ambiente.

A ASNT é a maior sociedade técnica para profissionais da área de Ensaios Não Destrutivos (END). Através da nossa organização e associação, nós proporcionamos um fórum para troca de informações técnicas; materiais e programas educativos sobre END, e normas e serviços para a qualificação e certificação da equipe de trabalho.

O Comitê Internacional de Ensaios Não Destrutivos é uma organização sem fins lucrativos destinada ao estudo e à prática de ensaios não destrutivos, em parceria com sociedades individuais de ensaios não destrutivos. O ICNDT é reconhecido em todas as sociedades de Ensaios Não Destrutivos e registrado como uma associação legalizada, com sede em Viena, Àustria.

Rolar para cima